Pular para o conteúdo principal

Epístolas ao Homem Moderno - Parte 9


O irmão Pedro, filho de Deus por obra e graça do Espírito Santo através do Senhor Jesus Cristo, a todas as famílias que precisam estreitar os laços de comunicação entre si. Graça e paz da parte de Deus.

Amados, uma família que dialoga possui o poder especial de se compreender em uma dimensão mais profunda e se torna, assim, capaz de resolver seus conflitos internos com qualidade, maturidade e eficiência. Isso por que saber conversar é fundamental para se entender mutuamente e no contexto familiar isso se torna mais importante ainda. Principalmente quando percebemos uma época em que as pessoas vivem isoladas, cada uma em seu mundo particular, distantes umas das outras, mesmo habitando sob um mesmo teto.

Para (re) construir a atividade dialogal dentro da família é preciso força de vontade, determinação e disciplina, além de um profundo e sincero desejo de conhecer e perceber o outro em sua vivência diuturna. Em geral essa iniciativa deve partir dos cabeças da casa, os pais ou responsáveis, na condição de líderes do lar na construção do diálogo como ponte relacional para o aprimoramento e aprofundamento do relacionamento familiar.

Um lar sem diálogo é como um leito de rio vazio. Só serve de enfeite e não cumpre o seu propósito existencial. Família deve ser lugar de interatividade, de trocas e toques - físicos e emocionais - positivos e que concorram para uma evolução na qualidade do ser pessoal. Encare o desafio de transformar o ambiente de sua casa em um verdadeiro lar. Um lugar onde as pessoas se comuniquem umas com as outras, quer seja pela palavra verbalizada, como pelo câmbio de sentimentos, emoções e impressões que se manifestem sob alguma forma de linguagem codificada no contexto de convívio familiar.

Lembre-se de que se comunicar é mais que trocar informações ou fazer solicitações. É, sobretudo, se revelar, se mostrar e se deixar ver e perceber pelo outro que deve fazer o mesmo. A isso chamamos diálogo. Um abraço fraterno. Shalom.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos transportadores de glória ou condutores de conflitos?

   Autor: Teobaldo Pedro de Jesus.  Li o comentário de uma jovem acerca disso e ponderei um pouco. De fato, aqui na Terra como morada do Espírito Santo, somos "transportadores da glória do Pai por onde andarmos" . A pergunta que não quer calar, no entanto é a seguinte: O que estamos fazendo com isso? Muita gente já perdeu a percepção espiritual do que significa levar a glória de Deus através de sua vida por onde andar e passou a confundir isso com mero proselitismo, adoção de usos e costumes ou um "evangeliquês", muitas vezes irritante e completamente distante da prática na vida de quem o usa (e o que os faz parecerem hipócritas - e alguns de fato o são - ao dizerem uma coisa e viverem uma realidade oposta ao que pregam). Para outros um transportador da glória do Pai tem que se manter distante "dos imundos dessa Terra" para "se manter puro e santo". Ao agirem assim incorrem no grave erro se prejulgarem os demais se achando m

Ponha sua vida de volta nos trilhos.

Autor: Teobaldo Pedro de Jesus. Nos dias de hoje é muito comum "o sair dos trilhos", pois "em aumentando a iniquidade, o amor de muitos esfriará". Porém, em alguns momentos da vida, todos nós já saímos dos trilhos de alguma maneira. A questão não é o ter saído, mas sim tomar a decisão de voltar à trajetória anterior com uma atitude de mudança. Muitos não voltam aos trilhos por orgulho, medo, vergonha, desânimo, comodismo, prazer e etc. Quem sai dos trilhos terá problemas. Alguns serão leves, outros graves, e alguns serão fatais. Você pode se perguntar: O que fazer se me encontro fora dos trilhos? A resposta não é fácil. Mas a primeira coisa a fazer, com toda certeza, é retornar ao princípio de tudo, ao primeiro amor, à antiga plataforma de valores, estes parcial ou totalmente abandonados durante nossa fuga da rota originalmente traçada pelo Maquinista. A nossa existência pode muito bem ser comparada a um trem sobre trilhos. Nessa metáfora nós somos o tr