Os cinco "cês" da Redação. Leia, aprenda e use bem.
Teobaldo Pedro de Jesus( adaptado).
I - COMEÇO ou Introdução - Todo corretor ao analisar uma redação observa se ela é boa ou não logo pelo começo. É a informação do assunto sobre o qual a dissertação tratará. É fundamental e precisa ser bem claro e chamar a atenção para os tópicos mais importantes do desenvolvimento.
Precisa ser direto, simples e objetivo. Na teoria parece difícil, mas é mais simples do que parece. Tenha em mente isso.
1) Todo o texto gira em torno da introdução que você elaborou; é nessa introdução que vamos dizer do que o texto vai falar.
2) O tamanho ideal de uma introdução é de 2 ou 3 frases.
3) Em cada parágrafo posterior do desenvolvimento, devem ser defendidas as frases elaboradas na introdução.
II - COESÃO - É a conexão que liga elementos no texto (palavras, orações, períodos, parágrafos), que cria harmonia entre os elementos de um texto. Exemplo: Paulo estuda.Paulo trabalha. (esse exemplo não é coeso pois não estabelece uma conexão) Paulo estuda e trabalha. (Corrigindo o exemplo, agora ele está coeso pois adicionamos o "e").
III - COERÊNCIA - É a propriedade do texto que permite que se construa sentido a partir dele, estabelecendo relação entre suas partes e entre o próprio texto e a situação de sua ocorrência. Um mesmo texto pode parecer coerente (interpretável) para um leitor/ouvinte e não para outro.
Exemplo: Aquele garoto não gosta de futebol e, portanto, fica chamando seus amigos para jogar (incoerência, porque quem não gosta de um esporte evita praticá-lo).
Fanático por futebol, o pai de João obriga o filho a jogar. Mas aquele garoto não gosta de futebol e, portanto, fica chamando seus amigos para jogar. Assim, ele pode ficar a um canto enquanto os amigos jogam, e a algazarra que fazem dá ao pai a falsa impressão de que o filho está se divertindo (coerência restabelecida por acréscimo de informações ou contexto, ficando assim coerente para os leitores/ouvintes).
IV - CONCISÃO - consiste em expressar com um mínimo de palavras um máximo de informações, desde que não se abuse da síntese a tal ponto que a ideia se torne incompreensível. Afinal, o tempo é precioso, e quanto menos se rechear a frase com adjetivos, imagens, pormenores desnecessários ou perífrases (rodeios de palavras), mais o leitor se sentirá respeitado.
Para que se redija um texto conciso, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o tempo necessário para revisá-lo depois de pronto. É nessa revisão que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéias.
Para que se redija um texto conciso, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o tempo necessário para revisá-lo depois de pronto. É nessa revisão que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéias.
V - CONCLUSÃO - A conclusão, ao contrário do que muitos pensam, não é lugar de simplesmente repetir o que já foi dito. Ela precisa ser um fechamento que acrescenta algo ao texto. Pode ser uma retomada da discussão, mas de uma forma inovadora, que não se limita a repetições. Pode também ser usada para fazer advertências, uma análise crítica do tema discutido ou, até mesmo, fazer sugestões, caso o tema trate de um problema social, por exemplo.
Mantenha a calma e o foco. Desejo uma boa redação para você e êxito total.
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