Pular para o conteúdo principal

O Relativismo com a Palavra de Deus Ameaça a Integridade da Igreja

Teobaldo Pedro de Jesus

Estamos vivendo dias difíceis. Acerca disso A Bíblia nos adverte que nos últimos tempos os dias seriam trabalhosos e que os homens ajuntariam para si líderes conforme a sua conveniência. Estamos nesse tempo? Creio que sim! A nossa geração tem pressa e que tudo seja fácil e rápido. Por conta disso muitos líderes "facilitam a vida" tornando relativo o que deveria ser sagrado e santificando o que deveria ser profano. A família é o carro chefe nessa secularização de valores em nome do politicamente correto, contextual, moderno e aceitável. Mas é justamente aí, onde muitos acham que encontraram a solução e o caminho das pedras que está a maior ameaça à igreja: A quebra de valores pela relativização ética dos mesmos e sua adequação à "Nova moral" secular.

Darei dois exemplos. Primeiro a maneira relativa com que se encara a pureza sexual. Guardar-se virgem ou casto até casar passou a ser algo "íntimo e pessoal." Uma decisão íntima do indivíduo que é dono do próprio corpo e nem a Igreja ou a família têm o direito de interferir nisso. Em função disso cresce o número de jovens que tornaram a vida sexual pré-conjugal como algo banal e comum. E em muitos casos isso resulta em casamentos precipitados por uma gravidez indesejada e em muitos casos alguns migram para uma promiscuidade permissiva e até prostituição e orgias sexuais, além de práticas em nome de novas descobertas sobre si mesmos. Outro exemplo é a quebra do princípio da essencialidade do casamento.

Hoje em dia um número crescente de jovens cristãos, e não são poucos, defendem que Deus já abençoou a união deles e que o amor deles é sê-lo de seu relacionamento. Vulgarizam o casamento chamando-o de "apenas um pedaço de papel. O que muitos não dizem que ao não se comprometerem tornam as relações facilmente descartáveis, como tem acontecido na enorme maioria dos ajuntamentos feitos em nome do amor e pondo Deus no meio para amalgamar" e abençoar tal relação. E onde entra a Igreja e o ministério pastoral nisso tudo?

Respondo. A igreja é a portadora da mensagem de salvo-conduto em um mundo em crise. Nela reside à palavra de Esperança para o caos, que é a mensagem de Cristo, sem misturas, em total estado de pureza bíblica e sem recheios oportunistas para segurar multidões. O Ministro ou pastor, não pode se deixar corromper pela sedução da multidão, do crescimento numérico ou financeiro, em nome da integridade da Palavra. Quando um líder faz isso ele se rendeu e, indiretamente, se vendeu ao sistema desse mundo. Nossa fé e valores cristãos são e devem permanecer inegociáveis. Nada pode nos separar do amor de Cristo. Nada MESMO.

E ainda que sejamos chamados de antiquados, conservadores, fundamentalistas, "babacas" (como já fui chamado) e outros nomes menos dignos de serem aqui publicados, permaneçamos firmes na Palavra e na Proclamação da Mensagem de AMOR, mas que não transige nem com o pecado e nem com a deturpação da Palavra de Deus, pela adequação da mesma apenas para sermos aceitos pela sociedade secular. Muitos são os que se renderam aos aplausos do mundo em detrimento da fé. Quem os julgará será o senhor. Contudo, aconselho aos meus leitores que ponderem nisso: Vale a pena negociar a fé pura e perfeita em nome da aceitação mundana? Creio que não! Prefiro perder gente a crescer desse jeito. Que o Senhor se apiede de nós e nos leve de volta ao centro da Sua vontade. Shalom.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos transportadores de glória ou condutores de conflitos?

   Autor: Teobaldo Pedro de Jesus.  Li o comentário de uma jovem acerca disso e ponderei um pouco. De fato, aqui na Terra como morada do Espírito Santo, somos "transportadores da glória do Pai por onde andarmos" . A pergunta que não quer calar, no entanto é a seguinte: O que estamos fazendo com isso? Muita gente já perdeu a percepção espiritual do que significa levar a glória de Deus através de sua vida por onde andar e passou a confundir isso com mero proselitismo, adoção de usos e costumes ou um "evangeliquês", muitas vezes irritante e completamente distante da prática na vida de quem o usa (e o que os faz parecerem hipócritas - e alguns de fato o são - ao dizerem uma coisa e viverem uma realidade oposta ao que pregam). Para outros um transportador da glória do Pai tem que se manter distante "dos imundos dessa Terra" para "se manter puro e santo". Ao agirem assim incorrem no grave erro se prejulgarem os demais se achando m

Púlpito: Palco de exibicionismo ou altar de transformação?

Teobaldo Pedro de Jesus Para muitos a prática tem sido a primeira opção. Muitos púlpitos se transformaram no lugar da encenação da Graça, da profanação da verdade e da mistificação da fé. Esse local sagrado de onde deveria emanar apenas a palavra, algumas vezes, se torna fonte geradora de ódios, torneira de ressentimentos e mágoas ou alvo de holofotes narcísicos, travestidos de espiritualidade, mas que não passam de neofarisaísmo pós-moderno , cujo objetivo mor é alçar à condição de estrelas pop-gospel seus ocupantes. Talvez por isso o que é mais almejado hoje, em detrimento do conselho do Apóstolo Paulo a seu discípulo Timóteo, não mais a missão do episcopado e pastoreio e sim aposição de destaque no rebanho. Muitos, apesar do discurso, não são mais servos e sim estrelas. Não mais amigos e sim dominadores, apesar de todas as recomendações do Apóstolo Pedro. Quando o púlpito se torna um palco se faz lugar de representação, disfarces e máscaras. A unção é substituída pela at