Pular para o conteúdo principal

O perdão verdadeiro é fruto de um amor incondicional.

 Teobaldo Pedro de Jesus


O amor incondicional primário em nossa vida é o maravilhoso amor de Deus. Sem ele manifestado em nós, será impossível experimentar uma dimensão espiritual daquilo que chamamos de Perdão Incondicional que é o que nosso Mestre e referência, Jesus Cristo de Nazaré, praticou ao liberar palavras de misericórdia sobre os que o tinham levado à cruz ou apoiaram quem o fez. Ele pediu que o Pai os perdoasse por não saberem o que faziam. E nisso Ele se referia à dimensão espiritual.

Perdoar quem nos feriu, mentiu, traiu ou simplesmente decepcionou de algum modo pode ser difícil, mas não impossível.  Porém, quando permanecem abertas as feridas em nós, por não terem sido tratadas ou simplesmente pro insistirmos em mantê-las assim, aí complica. À luz da Bíblia, não nos resta escolha, como cristãos que somos e seguidores dos ensinos e exemplo do Senhor Jesus Cristo, a não ser imitá-lo perdoando aos nossos ofensores.  Ele em Sua Palavra diz que se não perdoarmos aos homens as ofensas que estes nos fizerem, também o nosso Pai celestial não nos perdoará as ofensas que fizemos a Ele. É, portanto, um princípio espiritual.

Assim, perdoar é mais que uma necessidade de bem estar pessoal, apaziguamento de relacionamento ou algo que o valha. Muito mais que isso tudo, perdoar é um ato de obediência ao Senhor e à Sua Palavra. É ato de fé e submissão Àquele que chamamos de Senhor e Mestre de nossa vida. E desse modo, obedecê-lo não é questão de escolha, mas uma clara demonstração de entrega e confiança, n'Ele e em Sua Palavra. É um ato de fé na verdade no conteúdo das Suas declarações que revelam Seu ensino, como doutrina de vida e “modus vivendi” para o bem estar aqui na Terra. É, em última análise, uma prova cabal de quem somos, a quem pertencemos e o quanto estamos dispostos a vivermos por Ele e para Ele, sem pestanejarmos. É uma das mais incontestáveis maneiras de provarmos ao mundo a sinceridade e integridade da nossa fé não fingida. É assumir quem somos como cristãos, seguidores de Jesus Cristo e seus imitadores, tanto no caráter quanto nas ações cotidianas.

Pense bem acerca de quem te magoou, decepcionou, feriu ou traiu. Ainda que o tenham feito de caso pensado, planejado cuidadosamente e não demonstrem, até hoje, o menor arrependimento pelo feito, perdoe assim mesmo. Perdoar não significa esquecer, mas implica não permitir mais que aquilo doa quando nos lembramos do fato, vir o autor da ferida, ouvimos o seu nome ou algo que remeta a ele. Perdoe, pois isso é divino. É prova de amor, grandeza moral e espiritual.  

O perdão prova que você luta contra o domínio do orgulho, mágoa, rancor, ressentimentos, desejos de vingança e afins. Perdoe, por que o Senhor nos mandou perdoar. Ainda que apenas para se sentir bem, em paz consigo mesmo, e não mais sofrer sempre que se lembrar do que te dói, perdoe. Amar é também perdoar. E se você ainda não sabe como amar de verdade ao seu próximo comece pelo perdão incondicional, que é aquele que não impõe condições, não estabelece regras ou cobra dívidas para que possa acontecer.  Simplesmente decida perdoar e perdoe. Ame e perdoe mais. Acredite, serás mais feliz assim. Shalom.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos transportadores de glória ou condutores de conflitos?

   Autor: Teobaldo Pedro de Jesus.  Li o comentário de uma jovem acerca disso e ponderei um pouco. De fato, aqui na Terra como morada do Espírito Santo, somos "transportadores da glória do Pai por onde andarmos" . A pergunta que não quer calar, no entanto é a seguinte: O que estamos fazendo com isso? Muita gente já perdeu a percepção espiritual do que significa levar a glória de Deus através de sua vida por onde andar e passou a confundir isso com mero proselitismo, adoção de usos e costumes ou um "evangeliquês", muitas vezes irritante e completamente distante da prática na vida de quem o usa (e o que os faz parecerem hipócritas - e alguns de fato o são - ao dizerem uma coisa e viverem uma realidade oposta ao que pregam). Para outros um transportador da glória do Pai tem que se manter distante "dos imundos dessa Terra" para "se manter puro e santo". Ao agirem assim incorrem no grave erro se prejulgarem os demais se achando m

Púlpito: Palco de exibicionismo ou altar de transformação?

Teobaldo Pedro de Jesus Para muitos a prática tem sido a primeira opção. Muitos púlpitos se transformaram no lugar da encenação da Graça, da profanação da verdade e da mistificação da fé. Esse local sagrado de onde deveria emanar apenas a palavra, algumas vezes, se torna fonte geradora de ódios, torneira de ressentimentos e mágoas ou alvo de holofotes narcísicos, travestidos de espiritualidade, mas que não passam de neofarisaísmo pós-moderno , cujo objetivo mor é alçar à condição de estrelas pop-gospel seus ocupantes. Talvez por isso o que é mais almejado hoje, em detrimento do conselho do Apóstolo Paulo a seu discípulo Timóteo, não mais a missão do episcopado e pastoreio e sim aposição de destaque no rebanho. Muitos, apesar do discurso, não são mais servos e sim estrelas. Não mais amigos e sim dominadores, apesar de todas as recomendações do Apóstolo Pedro. Quando o púlpito se torna um palco se faz lugar de representação, disfarces e máscaras. A unção é substituída pela at