Pular para o conteúdo principal

Dia do Discipulador: Dia de Festa ou momento de reflexão?

Autor: Teobaldo Pedro de Jesus Alguns dos cristãos que adotam a estratégia de crescimento eclesiástico chamada Igreja em Células no Modelo dos 12 comemoram no dia 12 de dezembro, há alguns anos, o "Dia do Discipulador." Equivocadamente, na cabeça de muitos é apenas um dia para dar ou receber honras e presentes. Só que a intenção da proposta original era para ser bem mais que isso. Isso porque, embora sejam legítimas honras e presentes essa recente efeméride cristã, dos que adotaram esse modelo de crescimento de Igreja, é também uma excelente ocasião para uma reflexão bilateral. Chamo-a de bilateral por servir de chance para uma reflexão mais profunda e imparcial tanto por parte de quem discípula, orienta, treina ou acompanha, quanto por parte de quem é discipulado. E sempre sem esquecer o nosso DISCIPULADOR-MOR: JESUS CRISTO. Farei a seguir algumas breves considerações acerca desse assunto. Discípulo é um aprendiz ou seguidor. É alguém cuja vida está sob a benéfica influência formativa (ou não! E não uma influência meramente informativa) de outrem. Jesus discipulava com a sua vida. Ele não apenas "informava" coisas aos seus discípulos, mas antes "forjava neles" muito do seu próprio caráter, através do Seu exemplo. O Apóstolo Paulo, demonstrou compreender isso ao afirmar: "Sede meus imitadores como eu sou de Cristo." Concluímos disso que discipular é formar caráter, pelo ensino e mais ainda pelo exemplo, pois mais que palavras que entusiasmam discipulado é vida que inspira. É ter 'discípulo ao lado" e aprendendo junto pela observação. Mais que plantar sonhos é mostrar como se faz pelo exemplo. Deus colocou o primeiro homem sobre a Terra como discípulo Seu e todas as tardes, na "viração do dia" vinha ter com este para "discipulá-lo" não só com as Suas palavras como também com a sua presença. Contudo, chega um momento na vida em que a "ruptura" é necessária para que o discípulo reproduza o que aprendeu e apreendeu da vida de outros, para a sua própria e que agora prove ser capaz de reproduzir em seus discípulos. Ocorre que isso não implica num divórcio do Discipulador original e nem em uma caminhada solitária e independente. Uma vez discípulo, discípulo para sempre. Por mais que o Discipulador nos pareça "retrógrado, ultrapassado ou aquém de nossos conhecimentos, será sempre a nossa base original, fonte de inspiração, aprendizado e exemplo de vida a ser seguido, imitado e reproduzido naquilo em que for bom." Há muito o que um discipulador refletir nesse dia dedicado a ele, acerca da sua posição e postura nesse processo. Por outro lado, há muito o que o discípulo também ponderar acerca, por exemplo, das suas escolhas, postura, caminhos e posição. Isso porque entendo discipulado como sendo uma estrada de mão dupla na qual o aprendizado é constante e mútuo. Ainda tenho muito mais o que dizer, mas deixarei para outra ocasião mais propícia. Deixo meu abraço e felicitações a todos aqueles que decidiram, por amor a Cristo e às almas, dedicar parte de si e do seu tempo para cuidar e formar outras vidas no crescimento pessoal e espiritual, na busca sincera por uma vida mais pura e amorosa na reprodução do caráter de Jesus Cristo aqui na Terra na vida de outras pessoas, sem esquecer de reproduzi-lo antes em si mesmos. Parabéns a todos Discipuladores os quais sendo pais e mães espirituais de alguém os acompanha, com dedicação, zelo e amor. Feliz Dia do Discipulador. Shalom! Pr. Teobaldo, aprendiz de discipulador e discípulo eterno de Yeshua.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos transportadores de glória ou condutores de conflitos?

   Autor: Teobaldo Pedro de Jesus.  Li o comentário de uma jovem acerca disso e ponderei um pouco. De fato, aqui na Terra como morada do Espírito Santo, somos "transportadores da glória do Pai por onde andarmos" . A pergunta que não quer calar, no entanto é a seguinte: O que estamos fazendo com isso? Muita gente já perdeu a percepção espiritual do que significa levar a glória de Deus através de sua vida por onde andar e passou a confundir isso com mero proselitismo, adoção de usos e costumes ou um "evangeliquês", muitas vezes irritante e completamente distante da prática na vida de quem o usa (e o que os faz parecerem hipócritas - e alguns de fato o são - ao dizerem uma coisa e viverem uma realidade oposta ao que pregam). Para outros um transportador da glória do Pai tem que se manter distante "dos imundos dessa Terra" para "se manter puro e santo". Ao agirem assim incorrem no grave erro se prejulgarem os demais se achando m

Púlpito: Palco de exibicionismo ou altar de transformação?

Teobaldo Pedro de Jesus Para muitos a prática tem sido a primeira opção. Muitos púlpitos se transformaram no lugar da encenação da Graça, da profanação da verdade e da mistificação da fé. Esse local sagrado de onde deveria emanar apenas a palavra, algumas vezes, se torna fonte geradora de ódios, torneira de ressentimentos e mágoas ou alvo de holofotes narcísicos, travestidos de espiritualidade, mas que não passam de neofarisaísmo pós-moderno , cujo objetivo mor é alçar à condição de estrelas pop-gospel seus ocupantes. Talvez por isso o que é mais almejado hoje, em detrimento do conselho do Apóstolo Paulo a seu discípulo Timóteo, não mais a missão do episcopado e pastoreio e sim aposição de destaque no rebanho. Muitos, apesar do discurso, não são mais servos e sim estrelas. Não mais amigos e sim dominadores, apesar de todas as recomendações do Apóstolo Pedro. Quando o púlpito se torna um palco se faz lugar de representação, disfarces e máscaras. A unção é substituída pela at