Pular para o conteúdo principal

Cuidado com os caminhos movediços da ilusão romântica.


Autor: Teobaldo Pedro de Jesus.

Dizem que areia movediça é um tipo de solo instável sobre o qual nada se sustenta e tudo sobre ele afunda. Na vida alguns relacionamentos, ideologias ou ambientes podem se tornar armadilhas com o mesmo teor de periculosidade para a alma.


Infelizmente tem muita gente carente pelo mundo afora caindo na ilusão da paixão, do desejo gerado pelo sonho idealizado, da busca da felicidade fácil, as quais acabam atravessando portas impróprias e trilhando caminhos equivocados, os quais em um primeiro momento parecem oferecer tudo o que uma alma, sedenta e faminta - de prazer, autossatisfação, alegria e autorrealização - sempre desejou, mas coisas estas que no decorrer da caminhada se revelarão um engodo destrutivo do ser interior, uma cilada contra a alma humana e que poderá deixar graves e terríveis consequências pessoais ou mesmo nos relacionamentos.


Ser prudente implica ponderar no peso das consequências dessas influências e ações, sem esquecer que na vida, por mais difícil que possa nos parecer isso, sempre surgirá a oportunidade real de refazermos sonhos perdidos, caminhos ou estradas abandonados, pois a felicidade depende muito mais do modo como encaramos e reagimos às coisas na vida do que propriamente ao que se põe diante de nós.


Trocando em miúdos creio que ser feliz é mais que um estado de espírito. É fruto de uma escolha pessoal, mental, psicoemocional e sobretudo espiritual. É decidir, no âmago da alma e na essência do ser, não depender mais de agentes externos, sejam estes pessoas, circunstâncias ou ações de qualquer tipo vindas de fora. É decidir depender exclusivamente de Deus, deixando Ele agir sobre a sua vida para focando na beleza que é esse dom maravilhoso chamado vida, aproveitando a existência humana com inteireza, simplicidade, leveza e responsabilidade. Mas sem abrir mão da alegria de viver, o cada dia, usufruindo da plenitude da dádiva de estar vivo, sem jamais ignorar as consequências dos atos praticados.


Não caia no engano do amor fácil gerado do prazer imediato, com ações que que abrem feridas no outro pela busca do prazer egoísta, da autosatisfação da carne ou da arrogância prepotente, vaidosa e ensimesmada da alma que quebra princípios e valores, por si sentir superior e esclarecida, estabelecendo legalidades em si mesma, legitimando argumentos indignos pelas escolhas e conduta más. Lembre de Deus e lute contra isso.


Ser feliz consigo mesmo, implica, invariavelmente, estar feliz com Deus e seguir vida afora otimista, dando a volta por cima sempre e  acreditando que o melhor ainda está por vir em sua vida. Vivendo assim não serás abalado e sempre empreenderás novos sonhos por acreditar na vida e na possibilidade de superação, resiliência e desenvolvimento pessoal, a cada realidade adversa que surja ou não. Viver é algo belo, bom e desafiador. Mas exige coragem, tenacidade, simplicidade e determinação. Seja ousado e se apaixone pela vida. Ame a beleza da vida que o Criador fez e te deu. Apaixone-se por ela sem perder a Ele de vista e nem aos conceitos e valores d'Ele. Aprenda a viver e seja feliz n'Ele!


Pastor Teobaldo - Juazeiro - BA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos transportadores de glória ou condutores de conflitos?

   Autor: Teobaldo Pedro de Jesus.  Li o comentário de uma jovem acerca disso e ponderei um pouco. De fato, aqui na Terra como morada do Espírito Santo, somos "transportadores da glória do Pai por onde andarmos" . A pergunta que não quer calar, no entanto é a seguinte: O que estamos fazendo com isso? Muita gente já perdeu a percepção espiritual do que significa levar a glória de Deus através de sua vida por onde andar e passou a confundir isso com mero proselitismo, adoção de usos e costumes ou um "evangeliquês", muitas vezes irritante e completamente distante da prática na vida de quem o usa (e o que os faz parecerem hipócritas - e alguns de fato o são - ao dizerem uma coisa e viverem uma realidade oposta ao que pregam). Para outros um transportador da glória do Pai tem que se manter distante "dos imundos dessa Terra" para "se manter puro e santo". Ao agirem assim incorrem no grave erro se prejulgarem os demais se achando m

Púlpito: Palco de exibicionismo ou altar de transformação?

Teobaldo Pedro de Jesus Para muitos a prática tem sido a primeira opção. Muitos púlpitos se transformaram no lugar da encenação da Graça, da profanação da verdade e da mistificação da fé. Esse local sagrado de onde deveria emanar apenas a palavra, algumas vezes, se torna fonte geradora de ódios, torneira de ressentimentos e mágoas ou alvo de holofotes narcísicos, travestidos de espiritualidade, mas que não passam de neofarisaísmo pós-moderno , cujo objetivo mor é alçar à condição de estrelas pop-gospel seus ocupantes. Talvez por isso o que é mais almejado hoje, em detrimento do conselho do Apóstolo Paulo a seu discípulo Timóteo, não mais a missão do episcopado e pastoreio e sim aposição de destaque no rebanho. Muitos, apesar do discurso, não são mais servos e sim estrelas. Não mais amigos e sim dominadores, apesar de todas as recomendações do Apóstolo Pedro. Quando o púlpito se torna um palco se faz lugar de representação, disfarces e máscaras. A unção é substituída pela at