Pular para o conteúdo principal

Viver é mais que um sonho, quando o fazemos com Deus

Autor: Teobaldo Pedro de Jesus

Nós não nos acostumamos com a morte simplesmente porque fomos gerados para vida. Mas exatamente nisso consiste o segredo que nos consola: O cristão não morre, apenas dorme no Senhor e segue na frente primeiro ao repouso, à espera daquele Grande e Glorioso Dia, quando os mortos ressuscitarão, os vivos serão transformados e então todos nos reencontraremos com o Senhor nos ares e estaremos para sempre com Ele. 

É isso o que nos dá esperança e mantém firmes em meio a perdas, desolações ou qualquer outra coisa que pretenda nos abalar a fé no Deus Vivo, Amoroso e Justo. Estamos no mundo, mas não pertencemos a Ele e sim ao Senhor. E se esperássemos em Cristo somente nessa vida seríamos os mais miseráveis de todos os mortais. Consolemo-nos, uns aos outros, com estas palavras. I Tessalonicenses 4:18.

Não nos conformaremos jamais com a morte sob forma absoluta, pois a dor de perder alguém que amamos, prezamos ou temos como precioso em nossa existência deixará para o resto da vida uma lacuna que poderá ser até compensada pela inserção de novas pessoas, contudo jamais ocupará o espaço que pertenceu àquela pessoa que partiu. E isso é uma realidade inegável com a qual teremos que conviver para sempre. O tempo pode até nos ajudar a suportar a perda e conviver sem a presença do ser amado. Porém, o tempo jamais apagará as marcas indeléveis deixadas na alma por alguém que um dia foi significativo para nós.

Precisamos nos acostumar com a dor da perda, a realidade da partida e a finitude existencial corpórea humana sobre a terra. É necessário que reaprendamos a sermos unidos pelo amor e a comunhão de laços afetivos os quais, estes sim, poderemos guardar e carregar pelo resto de nossas vidas, com uma explícita alegria por um dia termos pertencido ao nicho de relacionamentos de alguém. 

Sejamos gratos a Deus pelo tempo que tivemos e convivemos com os que já se foram, tomando isso como exemplo, motivação e força na construção de novas conexões relacionais ou na busca sincera e firme pelo fortalecimento dos contatos que já existem. E façamos isso aparando arestas deixadas pela vida, liberando perdão sobre ações ou palavras as quais, de algum modo, tenham deixado marcas ruins em nós. 

Acredito que somente agindo assim - movidos pelo amor que perdoa, aproxima, acolhe e inclui - seremos de fato capazes de reconstruir relacionamentos saudáveis que nos façam experimentar a alegria e a felicidade do estar juntos. Que o Rei da Glória, Aquele que foi rejeitado pelos homens, mas que ainda assim preferiu e escolheu amá-los até o fim, nos ajude a sermos como Ele o é. 
Um doce shalom para ti. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos transportadores de glória ou condutores de conflitos?

   Autor: Teobaldo Pedro de Jesus.  Li o comentário de uma jovem acerca disso e ponderei um pouco. De fato, aqui na Terra como morada do Espírito Santo, somos "transportadores da glória do Pai por onde andarmos" . A pergunta que não quer calar, no entanto é a seguinte: O que estamos fazendo com isso? Muita gente já perdeu a percepção espiritual do que significa levar a glória de Deus através de sua vida por onde andar e passou a confundir isso com mero proselitismo, adoção de usos e costumes ou um "evangeliquês", muitas vezes irritante e completamente distante da prática na vida de quem o usa (e o que os faz parecerem hipócritas - e alguns de fato o são - ao dizerem uma coisa e viverem uma realidade oposta ao que pregam). Para outros um transportador da glória do Pai tem que se manter distante "dos imundos dessa Terra" para "se manter puro e santo". Ao agirem assim incorrem no grave erro se prejulgarem os demais se achando m

Púlpito: Palco de exibicionismo ou altar de transformação?

Teobaldo Pedro de Jesus Para muitos a prática tem sido a primeira opção. Muitos púlpitos se transformaram no lugar da encenação da Graça, da profanação da verdade e da mistificação da fé. Esse local sagrado de onde deveria emanar apenas a palavra, algumas vezes, se torna fonte geradora de ódios, torneira de ressentimentos e mágoas ou alvo de holofotes narcísicos, travestidos de espiritualidade, mas que não passam de neofarisaísmo pós-moderno , cujo objetivo mor é alçar à condição de estrelas pop-gospel seus ocupantes. Talvez por isso o que é mais almejado hoje, em detrimento do conselho do Apóstolo Paulo a seu discípulo Timóteo, não mais a missão do episcopado e pastoreio e sim aposição de destaque no rebanho. Muitos, apesar do discurso, não são mais servos e sim estrelas. Não mais amigos e sim dominadores, apesar de todas as recomendações do Apóstolo Pedro. Quando o púlpito se torna um palco se faz lugar de representação, disfarces e máscaras. A unção é substituída pela at