Pular para o conteúdo principal

Recentemente enterrei uma criança...

Autor: Teobaldo Pedro de Jesus

A primeira e inevitável pergunta que nos vem à mente numa hora dessas é: Por que Deus? Na verdade, meus queridos, não sei bem como responder a esta simples e paradoxalmente complexa pergunta. Quem dera eu pudesse dizer, por exemplo, àquela dona-de-casa, cujo esposo, comprovadamente um bom chefe de família, honesto e trabalhador foi morto por um jovem sem habilitação, bêbado, drogado, péssimo filho, violento com a companheira, mentiroso, inescrupuloso, trapaceiro, com ficha suja na Polícia e que arremessou um carro roubado sobre o seu esposo quando este voltava feliz para sua família após um duro dia de trabalho.

Saber responder a esta sofrida mãe e a seus filhos, o porque de Deus ter levado o seu querido e exemplar pai de família e deixado vivo o outro não é uma tarefa humana e nem satisfatoriamente possível.

Hoje, enquanto saía o féretro, ouvi uma linda menininha de 4 anos perguntar, entre lágrimas a sua mãe: "Por que Deus chamou ele pro céu?" E a amorosa mãe respondeu a primeira coisa que lhe pareceu sensata: "Porque Deus estava precisando dele lá!". A criança reclinou-se no ombro materno e repetiu: "Mas, por que?" Aquela cena, acrescida da visão do lindo bebê no caixão, o pranto de quase todos os presentes, mais a dor de sua família, em especial a sua mamãe, me pôs a pensar enquanto me dirigia ao cemitério. Afinal, por que Deus faz isso? Ou melhor... Será que Deus tem mesmo algo a ver com isso?

A minha mente imediatamente "me teletransportou" para os idos de 1986, quando meu querido Professor de Novo Testamento e Grego afirmou durante uma aula de Teologia: "Lembrem-se de que 'Deus não é o 'mecânico do Universo'. E portanto, não compete a Ele consertar os erros do homem sobre a Terra".  Isso responderia a pergunta se o que levou à morte daquele lindo bebê de 1 ano e 4 meses não tivesse sido uma doença com a qual, possivelmente, ele nascera. Daí a pergunta persiste: "Por que isso Deus?" E me recordo de um texto da época de Moisés, escrito no Livro de Deuteronômio, que diz: "As coisas encobertas pertencem a Deus..." E aí me recordo de que "fé é crer no invisível.." E isso me leva a aceitar que Deus em Sua Infinita Bondade, Graça, Misericórdia e Sabedoria, sabe o que faz. Com toda certeza que sabe.

Temos que aprender a viver por fé e não por vistas. A acreditar que Deus está mesmo no controle de tudo. E Ele está ou não seria Deus! Creiamos que o Seu amor pelos humanos é tão grande que Ele deixa "o mau" um pouco mais sobre a Terra para que tenha tempo de se arrepender, aprender a ser gente de verdade e mudar, sendo bênção na vida dos outros e assim, tanto em vida quanto quando partir, sirva de inspiração e exemplo na vida de outros. É, isso o que me conforta e trás esperança: A sabedoria de Deus! Espero que a você também. Tenha um dia de paz, na doce presença d'Ele que nos conforta.



Pastor Teobaldo - Teólogo, Educador e Psicanalista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos transportadores de glória ou condutores de conflitos?

   Autor: Teobaldo Pedro de Jesus.  Li o comentário de uma jovem acerca disso e ponderei um pouco. De fato, aqui na Terra como morada do Espírito Santo, somos "transportadores da glória do Pai por onde andarmos" . A pergunta que não quer calar, no entanto é a seguinte: O que estamos fazendo com isso? Muita gente já perdeu a percepção espiritual do que significa levar a glória de Deus através de sua vida por onde andar e passou a confundir isso com mero proselitismo, adoção de usos e costumes ou um "evangeliquês", muitas vezes irritante e completamente distante da prática na vida de quem o usa (e o que os faz parecerem hipócritas - e alguns de fato o são - ao dizerem uma coisa e viverem uma realidade oposta ao que pregam). Para outros um transportador da glória do Pai tem que se manter distante "dos imundos dessa Terra" para "se manter puro e santo". Ao agirem assim incorrem no grave erro se prejulgarem os demais se achando m

Púlpito: Palco de exibicionismo ou altar de transformação?

Teobaldo Pedro de Jesus Para muitos a prática tem sido a primeira opção. Muitos púlpitos se transformaram no lugar da encenação da Graça, da profanação da verdade e da mistificação da fé. Esse local sagrado de onde deveria emanar apenas a palavra, algumas vezes, se torna fonte geradora de ódios, torneira de ressentimentos e mágoas ou alvo de holofotes narcísicos, travestidos de espiritualidade, mas que não passam de neofarisaísmo pós-moderno , cujo objetivo mor é alçar à condição de estrelas pop-gospel seus ocupantes. Talvez por isso o que é mais almejado hoje, em detrimento do conselho do Apóstolo Paulo a seu discípulo Timóteo, não mais a missão do episcopado e pastoreio e sim aposição de destaque no rebanho. Muitos, apesar do discurso, não são mais servos e sim estrelas. Não mais amigos e sim dominadores, apesar de todas as recomendações do Apóstolo Pedro. Quando o púlpito se torna um palco se faz lugar de representação, disfarces e máscaras. A unção é substituída pela at