“Não andeis ansiosos de coisa alguma” – Filipenses 4:6
Pessoas ansiosas costumam ver, quase sempre, as coisas a partir da perspectiva negativa e se atêm por demais a essa possibilidade neutralizando as prazerosas e estimulantes sensações da serotonina, hormônio do prazer e da alegria, geradas pela expectativa do êxito.
Os ansiosos são pessoas que possuem grandes possibilidades de desenvolver patologias, às vezes até mesmo crônicas e para as quais já tinham predisposição genética, a partir de agentes psicossomáticos. Psico é mente e soma é corpo. Logo, psicossomáticas seriam pessoas que adoecem no corpo, depois de não gerenciarem bem suas emoções e reações a estas.
O corpo humano fala e reage de muitas maneiras a sentimentos ruins e situações negativas. A ciência psicossomática não é uma irrealidade. Infelizmente ela é um fato e tem estado presente na vida de muitas pessoas que desencadeiam enfermidades em si mesmas a partir de crises de ansiedade, por exemplo.
A ansiedade tem sido um dos principais agentes na destruição da autoconfiança e desestabilizador no equilíbrio da paz interior. Jesus e os apóstolos nos advertiram muito sobre não se permitir dominar e ser vencido por ela.
A melhor maneira de lidar com tal compulsão continua sendo confiar em Deus e na Sua Palavra. Ele mesmo prometeu que cuidaria de nós e que estaria conosco todos os dias. Crer nisso, além de trazer uma imensa paz ao espírito, gera saúde, porquanto esta tranqüilidade predispõe o sistema imunológico a funcionar com maior precisão e eficácia.
Deste modo, não se permitir ficar ansioso é antes de tudo uma escolha de bem viver. É escolher ter qualidade de vida, no corpo e na alma – “mens sana in corpore sano”. É se amar de tal modo que não se permita situações as quais, inexoravelmente, poderão nos adoecer no corpo, na alma e até mesmo no espírito. Para superá-la e extirpá-la precisamos aprender a descansar em Deus, confiar em Seu imenso amor, cuidado e proteção, não permitindo que o medo do fracasso nos impossibilite de prosseguir em frente e em paz. Vale a pena confiar, tanto no amor quanto na proteção de Deus, se lançando a Ele. Que Ele, que pode todas as coisas, tê dê paz, descanso e ensine a confiar n'Ele a cada dia.
Pastor Teobaldo - Teólogo, Educador e Psicanalista
Comentários
Postar um comentário
Leia, comente e compartilhe com amigos