Pular para o conteúdo principal

Somos “partículas de Deus?”

Autor: Teobaldo Pedro de Jesus
 Deus criou o homem a sua imagem e semelhança - Gn 1:26-27.

Cientistas de todo o mundo ficaram alvoroçados com a descoberta da partícula de Deus. Nome popular dado ao Bóson de Higgs. Essa descoberta tornou possível compreender muito acerca da origem do Universo. No entanto, e aproveitando que ainda estão falando muito nisso, resta uma pergunta: De onde veio e quem criou essa tal partícula alvo de tanta euforia entre cientistas e leigos mundo afora?

A verdade é que há um pouco do Criador dentro de cada um de nós. Fomos criados da síntese de sua Criação (pó da Terra), mas só ganhamos vida com o sopro d'Ele em nós (humanos). Assim, não é por acaso que nos alimentamos de substâncias que formam o planeta, sintetizadas sob a forma de alimentos. E não é por acaso também que dentro de cada um de nós pulsa um anseio enorme pelo além, o metafísico, o absoluto, o Eterno e imaterial, o espiritual, a busca de nossa origem, o sentido da vida e o porque de estarmos aqui ou simplesmente: Buscamos Deus!.

Ele, na Sua infinita graça, amor e misericórdia, um dia contemplou a existência e percebeu que só havia o caos. Ora, caos aqui é desordem, desorganização ou desarrumação. Algo posto no lugar indevido e na ordem inversa. Então, Deus, o Criador, decidiu por ordem nas coisas. E foi liberando a Sua palavra fazendo as coisas virem a existir pelo poder de Sua Palavra. Bem, hoje fica fácil entender um pouco disso porque há softwares que obedecem a comandos de voz e até criam coisas dessa forma. Agora imagine um Deus Eterno e Auto-existente dando ordens ao caos e trazendo-o à ordem. Fantástico pensar nisso! Não é?

Pois bem, "e disse Deus..." E aí Ele foi dizendo e as coisas foram surgindo. Mas, não foi do nada ou fruto do acaso e sim da Sua mente organizada e soberania. Foi a vontade de Deus que trouxe as coisas à existência. Só que ao decidir criar um gerente ou gestor para a Terra Deus fez uma pausa e pensou: “Opa! Aqui a coisa fica mais séria. Façamos o homem à nossa imagem e conforme a nossa semelhança.”  O que isso quer dizer? Que Deus em sua tríplice manifestação pessoal se fez presente primeiro na idealização do Homem, o gestor e guardião da Terra, para somente em seguida executar Seu plano: criá-lo como uma centelha de Si. Pensar nisso nos leva a crer que de fato há um pouco da centelha de Deus em nós. Ele soprou em nós um pouco do Seu Espírito e nos fez só um pouquinho menores que os anjos, porém bem acima dos demais seres por Ele criados na Terra.

E para que a coisa ficasse completa Ele fez gêneros: MACHO e FÊMEA. Não há um terceiro gênero. Atentem para o fato de que opção relacional e sexual não cria um terceiro sexo. Posto isso de modo claro e respeitoso, continuemos. Deus fez o ser humano para governar a Terra em paz. Mas, o coração do homem se encheu de violência. Primeiro na alma e depois de “implodir” dentro de si “explodiu” sob a forma de atos de rebelião contra Deus e o seu próximo.

Aí o Pai decidiu recomeçar. Veio o Dilúvio e o recomeço. Só que lá foi o homem de novo se perdendo em si mesmo na sua essência. Deus mandou profetas e alertas, mas não deu certo. Por fim mandou seu próprio Filho Jesus. Mataram-no! Porém, Ele ressuscitou e hoje é o único representante da raça humana nos céus. Um dia, muito em breve, Ele voltará e levará aqueles que crêem no Seu nome e n’Ele confiam. Aí então estaremos para sempre com Ele, pois "as partículas" se reencontrarão com o todo, ou seja com o seu Criador.

Pastor Teobaldo - Teólogo, Educador e Psicanalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos transportadores de glória ou condutores de conflitos?

   Autor: Teobaldo Pedro de Jesus.  Li o comentário de uma jovem acerca disso e ponderei um pouco. De fato, aqui na Terra como morada do Espírito Santo, somos "transportadores da glória do Pai por onde andarmos" . A pergunta que não quer calar, no entanto é a seguinte: O que estamos fazendo com isso? Muita gente já perdeu a percepção espiritual do que significa levar a glória de Deus através de sua vida por onde andar e passou a confundir isso com mero proselitismo, adoção de usos e costumes ou um "evangeliquês", muitas vezes irritante e completamente distante da prática na vida de quem o usa (e o que os faz parecerem hipócritas - e alguns de fato o são - ao dizerem uma coisa e viverem uma realidade oposta ao que pregam). Para outros um transportador da glória do Pai tem que se manter distante "dos imundos dessa Terra" para "se manter puro e santo". Ao agirem assim incorrem no grave erro se prejulgarem os demais se achando m

Púlpito: Palco de exibicionismo ou altar de transformação?

Teobaldo Pedro de Jesus Para muitos a prática tem sido a primeira opção. Muitos púlpitos se transformaram no lugar da encenação da Graça, da profanação da verdade e da mistificação da fé. Esse local sagrado de onde deveria emanar apenas a palavra, algumas vezes, se torna fonte geradora de ódios, torneira de ressentimentos e mágoas ou alvo de holofotes narcísicos, travestidos de espiritualidade, mas que não passam de neofarisaísmo pós-moderno , cujo objetivo mor é alçar à condição de estrelas pop-gospel seus ocupantes. Talvez por isso o que é mais almejado hoje, em detrimento do conselho do Apóstolo Paulo a seu discípulo Timóteo, não mais a missão do episcopado e pastoreio e sim aposição de destaque no rebanho. Muitos, apesar do discurso, não são mais servos e sim estrelas. Não mais amigos e sim dominadores, apesar de todas as recomendações do Apóstolo Pedro. Quando o púlpito se torna um palco se faz lugar de representação, disfarces e máscaras. A unção é substituída pela at