Autor: Teobaldo Pedro de Jesus
“Porque a boca só fala do que o coração está cheio” Jesus Cristo. Muitas pessoas têm se tornado por demais agressivas de muitas formas. Não praticam o ato de amar e tolerar ao seu semelhante. Ser agressivo, e nas mínimas coisas, parece que está na moda. É como se a maioria optasse por ser uma espécie de “bomba relógio” ambulante.
Um ser agressivo é antes de tudo um ser ferido e se comporta assim como um animal acuado para se proteger defendendo a sua integridade plena, física ou emocional, de novas agressões. Agimos assim com o outro, verbal ou fisicamente, por nos sentimos sob ameaça, intimidados ou atingidos em nossas feridas da alma. Por nos sentirmos assim atacamos o outro na tola tentativa de sofrermos uma menor agressão agindo no ataque que fere a dignidade de outrem. Acreditar que isso protegerá nossa essência é insano e ilusório.
Isso me recorda uma frase do Dr. Augusto Cury ao afirmar que "a loucura é o último recurso da mente para continuar existindo". Segundo sua visão a loucura aprisiona o ser em “um mundo hermético”, e, portanto "fechado por e dentro de si mesmo”, como um esforço derradeiro para continuar existindo a sobrevivência do ser, ora enlouquecido, por conta de ter se tornado "insuportável" aceitar e/ou conviver com uma realidade de vida que se fez asfixiante. Assim, somente esse mesmo ser (ou Deus), seria capaz de "abrir a sua caixa de pandora pessoal”.
Novamente me reporto à lendária Pandora que ao abrir a "caixa dos segredos e mistérios da vida" se deparou com horrores os quais até então desconhecia. Mas, restou algo de bom: A Esperança. Para quem se sente assim, dominado por uma agressividade compulsiva, "desmedida e/ou (quase?) incontrolável" dentro de si e que está te aprisionando em um "círculo emocional vicioso" de sentir muita raiva, quando não um ódio gratuito contra tudo ou todos que o contraria, mesmo nas coisas mais insignificantes o meu conselho é: ESVAZIE-SE!
Esvazie-se daquilo que te enraivece! Esvazie-se do medo, das dúvidas e da compulsiva vontade “de dar o troco, ir à forra ou não levar desaforo pra casa”. Esvazie-se daquilo que te aprisiona, escraviza e inviabiliza relacionamentos. Esvazie-se de si mesmo e se preencha de Deus. Não apenas retórica e conceitualmente, mas, sobretudo da vida e essência d’Ele.
Esvazie-se para que possas ser cheio de tudo que Ele tem para te dar. Torne-se pleno em amor e paz. Seja transbordante de vida. Esvazie-se para, finalmente, encontrar o seu maior objetivo de vida: Ser FELIZ! Ser alguém absolutamente feliz consigo mesmo em Deus vencendo a si próprio pela fé! Um beijo no coração e uma semana próspera para ti, N’Ele que tudo pode.
Pastor Teobaldo - Teólogo, Educador e Psicanlaista
Comentários
Postar um comentário
Leia, comente e compartilhe com amigos