Reencontre-se consigo mesmo.
Autor:Teobaldo Pedro de Jesus
Ao sentir saudades do que você já foi ou teve um dia, não fique prostrado no chão a se lamentar e pensar em como tudo poderia ter sido diferente se tivesse tomado rumos ou feito escolhas diferentes. Nunca é tarde para tentar dar meia volta e recomeçar. Sempre há tempo, pois enquanto existir vida, restará esperança.
Reencontrar-se consigo mesmo, após ter se perdido no caminho, é um dos maiores desafios atuais para o ser humano. Contudo, não é tarefa impossível. Tantas são as direções que a vida nos propõe que muitos de nós optamos pelo atalho por este nos parecer bem mais fácil e atraente. O problema é que ao agirmos assim ignoramos o bom caminho e incorremos no grave risco de nos perdemos na travessia. O que nos atrai é achar que no atalho o prazer e a realização nos virão mais fácil e rápido, assim como a diversão nos parece bem mais agradável do que persistindo na velha estrada que todos transitam.
A questão com essa escolha de conduta pelo caminho supostamente fácil é que geralmente atalhos ocultam perigos ou se tornam "becos sem saída" na alma paralisando nesta o avançar da caminhada existencial. Os atalhos personificam aqui as escolhas erradas que fazemos movidos por paixão, desejo ou conveniências sociais de momento. Nem sempre se adequar ao meio pode nos trazer benefícios de médio e longo prazo. Muitas vezes o máximo que ganhamos é uma passageira e aparente aceitação em um grupo ou meio social, logo substituída pela chacota, o desprezo, a arrelia e a ironia públicos ao fracassarmos ou sermos expostos em algum aspecto pessoal tido como essencial e ético na vida.
Quando alguém cai em si não compreende como fora capaz de ingressar por caminho tão enganoso, mudando radicalmente sua trajetória pessoal, se fazendo de surdo a alertas e avisos de que aquela não era a melhor estrada e não compreende como, mesmo sabendo do mal que isso lhe acarretaria, fora capaz de seguir em frente, mesmo se machucando na caminhada. Atalhos são isso mesmo: Escolhas alternativas que na hora da escolha nos parecem mais interessantes do que a estrada usual.
Teobaldo Pedro de Jesus - Teólogo, Educador e Psicanalista.
Comentários
Postar um comentário
Leia, comente e compartilhe com amigos