Pular para o conteúdo principal

Orgulho, “um vírus” mortal para a alma

Autor Teobaldo Pedro de Jesus
Uma das lições mais preciosas que aprendi foi o ensino acerca do orgulho, “pai de todos os pecados”, a partir de uma análise da vida de Jonas. Ele foi um profeta de Deus, mas se deixou dominar por esse pecado que o ofuscou sua visão em relação ao seu ministério e o distanciou do real propósito de Deus “em e para” a sua vida. Tal atitude o levou a passar por grande sofrimento e vergonha, mas Deus foi ao seu encontro, “quebrou o seu orgulho” e o curou. Foi por causa do orgulho que satanás foi banido do Céu e hoje na Terra vive a tentar os humanos com o orgulho, praga da alma. Ele é “o espírito de Leviatã que naufraga vidas, visões e sonhos”. Precisamos orar.
O Orgulho está por trás de toda manifestação maligna contra a alma do homem, pois é por meio dele que nos achamos mais dignos que os outros, melhores, superiores, ou merecedores de algo ou alguma posição. E também nos tornamos egoístas, individualistas, egocêntricos, maliciosos, desrespeitosos, insensíveis, sensuais, mentirosos, trapaceiros, competidores, infiéis, maledicentes, rancorosos, amargurados, cheios de ódio, repulsa, indiferença ou raiva contra o outro, mesmo “sem motivo aparente”. Ele é “pai de todos os pecados”, pois foi o primeiro e será o último.
Só existiu desobediência porque primeiro existiu orgulho que é a origem primária de todo ato pecaminoso, pois é dessa raiz que brota todo mal e ação de rebelião contra Deus. O seu oposto é a humildade, quando nos permitimos lembrar e assumir a nossa condição “de pó”, à qual voltaremos, como “húmus” que somos em essência humana, e assim nos aproximamos mais, e submissos, Àquele “que tudo pode em todos”: Jesus!
E foi para se opor ao orgulho, “originado em e disseminado por” nosso inimigo-mor, que Jesus – o Filho de Deus – “não teve por usurpação ser igual a Deus, mas antes se esvaziou a Si mesmo de toda a glória que n’Ele havia, se fazendo homem” e habitando entre nós. Aprendamos com Ele e nos dispamos de todo e qualquer sentimento de superioridade que na verdade nos inferioriza diante do Todo-poderoso. Esse tema é muito necessário nos dias de hoje e de fato me impacta bastante. Oremos!
Teobaldo Pedro de Jesus, Teólogo, Educador e Psicanalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos transportadores de glória ou condutores de conflitos?

   Autor: Teobaldo Pedro de Jesus.  Li o comentário de uma jovem acerca disso e ponderei um pouco. De fato, aqui na Terra como morada do Espírito Santo, somos "transportadores da glória do Pai por onde andarmos" . A pergunta que não quer calar, no entanto é a seguinte: O que estamos fazendo com isso? Muita gente já perdeu a percepção espiritual do que significa levar a glória de Deus através de sua vida por onde andar e passou a confundir isso com mero proselitismo, adoção de usos e costumes ou um "evangeliquês", muitas vezes irritante e completamente distante da prática na vida de quem o usa (e o que os faz parecerem hipócritas - e alguns de fato o são - ao dizerem uma coisa e viverem uma realidade oposta ao que pregam). Para outros um transportador da glória do Pai tem que se manter distante "dos imundos dessa Terra" para "se manter puro e santo". Ao agirem assim incorrem no grave erro se prejulgarem os demais se achando m

Púlpito: Palco de exibicionismo ou altar de transformação?

Teobaldo Pedro de Jesus Para muitos a prática tem sido a primeira opção. Muitos púlpitos se transformaram no lugar da encenação da Graça, da profanação da verdade e da mistificação da fé. Esse local sagrado de onde deveria emanar apenas a palavra, algumas vezes, se torna fonte geradora de ódios, torneira de ressentimentos e mágoas ou alvo de holofotes narcísicos, travestidos de espiritualidade, mas que não passam de neofarisaísmo pós-moderno , cujo objetivo mor é alçar à condição de estrelas pop-gospel seus ocupantes. Talvez por isso o que é mais almejado hoje, em detrimento do conselho do Apóstolo Paulo a seu discípulo Timóteo, não mais a missão do episcopado e pastoreio e sim aposição de destaque no rebanho. Muitos, apesar do discurso, não são mais servos e sim estrelas. Não mais amigos e sim dominadores, apesar de todas as recomendações do Apóstolo Pedro. Quando o púlpito se torna um palco se faz lugar de representação, disfarces e máscaras. A unção é substituída pela at