Esaú e Jacó personificam bem a nossa geração.
Autor: Teobaldo Pedro de Jesus
A linda história de Esaú e Jacó tinha tudo para ter um final trágico, por conta do engano, trapaça, ambição, vaidade e traição presente no enredo de dois irmãos que disputavam entre si o amor e admiração de seu pai. Eram gêmeos bivitelinos, diferentes não só na aparência como nas atitudes. Mas, ambos pecadores!
De um lado vemos alguns querendo aproveitar e curtir a vida ao máximo, numa atitude hedonista de pura busca do prazer sensorial carnal, pois "a vida é curta e não podemos perder tempo". E de um outro vemos a existência dos que querem riqueza, poder e influência, mesclados a uma religiosidade farsante, mascarada na aparência de piedade, mas que em essência, qual a outra, prescinde Deus e a Sua ética em detrimento de uma espiritualidade genuína, esta fruto somente de uma profunda e sincera intimidade com Ele.
Todos nós, à semelhança de Jacó, precisamos ter a alma curada, os traumas sarados e a mente liberta, gerando uma mentalidade cambiada para a de alguém que realmente teve um encontro com o Eterno e, portanto, O conhece "não apenas de ouvir falar”. A mente ungida é, portanto, a “mente de Cristo”. Consequência inerente e exclusiva a quem foi um dia por Ele visitado, tocado(a) e teve a sua vida mudada. Todos nós precisamos, qual Jacó, do nosso "vau do Jaboque pessoal", termos "nosso nervo da coxa tocado" e a nossa identidade trocada para algo mais elevado e excelente, em um Peniel individual de reconstrução e blindagem da personalidade.
No lugar raso do Rio Jaboque, em meio a muita dor e culpa na alma, foi onde Jacó, o enganador-suplantador, teve o seu Peniel, pois "viu Deus face a face" e foi por Ele transformado em Israel, o príncipe guerreiro e vencedor de Deus. É somente pela experiência do “toque de Deus” individual que somos capazes de ver surgir isso em nós. Bastante interessante a contextualidade dessa Palavra para nossos dias. Fantástico mesmo isso!
Teobaldo Pedro de Jesus - Teólogo, Educador e Psicanalista.
Comentários
Postar um comentário
Leia, comente e compartilhe com amigos